Tecido Sublimado | Todo Mimo
Home > Blog > Tecido Sublimado
Tecido Sublimado

Tecido Sublimado

Você sabe o que é um tecido sublimado?

 

Em química, sublimação é a passagem do estado sólido para o estado gasoso, sem que a substância passe pelo estado líquido. Como a água, por exemplo, que pode ser gelo, pode ser líquido ou pode ser vapor. 

Na sublimação, a tinta sublimática vai passar do seu estado sólido para o gasoso diretamente, marcando permanentemente o objeto ou o tecido. Ou seja, método que transfere um desenho para um tecido usando tinta e calor.

A técnica de sublimação pode ser aplicada em diversos tipos de tecido ou em diversos objetos.

No mundo da moda, os tecidos estampados com tinta sublimática criaram uma nova revolução para a estamparia. Antes do surgimento dessa novidade, a estamparia era limitada a simplesmente usar silk screen e estampar camisetas e, com a nova técnica, muitas novidades chegaram ao mercado, inclusive fazendo ressurgir o mercado de brindes.

Este processo permite impressões vibrantes, coloridas, completas e duráveis em diversos tecidos.

Diante dessa informação imagina-se que deve ser utilizada uma impressora revolucionária para fazer esse processo, porém, a impressora sublimática é basicamente uma impressora comum, modelo jato de tinta, adaptada com um bulk ink que utiliza tinta sublimática em vez de cartuchos de tinta para impressão em papel.

Basicamente, a imagem sublimada consiste em usar um papel sublimático (papel especial, que possui uma fina camada de resina de poliéster na superfície), permitindo a gravação da imagem que você quer estampar e, posteriormente, da passagem dessa imagem para a roupa.

Resumidamente, nesta técnica, a tinta que está no papel, passa do estado sólido para o gasoso, enquanto marca a peça desejada. Para isso, basta colocar o tecido que se deseja sublimar e o papel sublimático em uma prensa. O calor do equipamento é o que faz a transferência de imagem do papel para o tecido.

 

Curiosidade 1: o tempo médio para sublimar um tecido poliéster é de 20 segundos. Incrível, não é?

Curiosidade 2: a principal diferença entre tecido sublimado e estampado, é que na sublimação a tinta adere ao tecido ao invés de ficar sobre ele. Dessa forma você pode usar e lavar quantas vezes quiser, que a estampa não vai descascar e nem desbotar.

 

Gostou dessas informações?

Já sabia como funciona o processo de sublimação em tecidos?

Continue por aqui, sempre entregaremos informações relevantes aos nossos seguidores.

 

 

Galeria de Fotos

Informe seu email abaixo para ficar por dentro das novidades.